Processos como Ativo de Negócio

Gosto de pensar na cadeia produtiva quando vou a um super-mercado de produtos com selo orgânico, com processos como: identificar e certificar fornecedores, contratar e balancear abastecimento, receber e armazenar, posicionar na loja e promover, cobrar venda e atualizar estoque, descartar produtos vencidos, avaliar movimentação e ajustar. Isso tudo além dos processos de suporte com pessoas, infraestrutura e gestão do negócio. A organização lógica das atividades e dos recursos nelas utilizados define os fluxos de valor e propicia a visão sistêmica para coordená-los, de forma a gerar valor sustentável para clientes e acionistas. A WholeFoods foi adquirida recentemente pela Amazon numa transação multibilionária, pela alta projeção que a marca tem no mercado e pelos processos que operacionalizam esse valioso negócio

Neurogestão

Tem havido grande evolução no conhecimento do funcionamento do cérebro nas últimas duas décadas, facilitando acesso a informações e às tecnologias relacionadas à Neurociência. Com isso, multiplicaram-se as manifestações de áreas profissionais e abordagens técnicas com o termo neuro associado, como neuromarketing, neuroeducação, neurovendas, etc. Não é de se estranhar, pois há um fascínio natural na descoberta desse órgão que praticamente controla toda experiência do ser humano.

No campo da Gestão, com disciplinas como comunicação, mobilização de recursos, planejamento, tomada de decisão e resolução de problemas, as atividades envolvem pessoas. E os estudos agora comprovam que pessoas desempenham melhor em ambientes conectados, colaborativos, em que predomina a confiança. O aprendizado e a mudança de comportamentos, que são práticas fundamentais para a gestão, também tem ganho novos entendimentos para se evitar armadilhas e potencializar resultados positivos.

Enfim, o gestor moderno deve conhecer Neurociência de alguma forma, para selecionar e trabalhar produtivamente com pessoas, num contexto social e de negócio com mudanças aceleradas pela tecnologia. Desafio novo num ambiente já complexo, porém trás grande oportunidade para desenvolver empresas inteligentes de alto desempenho.

Quão forte é sua Proposição de Valor?

Um dos conceitos mais básicos do marketing, e naturalmente de qualquer negócio que depende de conquistar e reter clientes, é a chamada Proposição de Valor. Compreende o conjunto de produtos e serviços que configuram a oferta da sua empresa pela qual o cliente paga, e inclui os aspectos intangíveis que caracterizam os atributos de imagem. A oportunidade de negócio se baseia no atendimento a necessidades e aspirações de um segmento do mercado definido, sejam elas explícitas ou implícitas.
A atratividade da sua oferta para o público-alvo, embalada por aspectos da personalidade da marca, compromisso ético, entre outros, somados aos benefícios experimentados por seus clientes, traduzem a percepção geral de valor que o mercado registra para sua empresa. Veja o exemplo da Nespresso, que com sua oferta para tornar “café expresso gourmet disponível em sua casa/ escritório”, com uma aura de inovação, sofisticação e praticidade, criou uma indústria multi-bilionária.
Formular e sustentar uma Proposição de Valor significativa e bem posicionada, qualquer que seja o negócio, é o ponto de partida para justificar o seu sucesso.

#proposicaodevalor

Estratégia como um caminho a percorrer

Estratégia é um termo que ainda evoca uma certa reverência, preparado por mentes privilegiadas e capaz de fazer maravilhas. Nas empresas é normalmente formulado ou revisto anualmente pela alta administração, fora do local e com o apoio de um consultor caro. Mais tarde, é comunicada aos outros, com um clima de grande expectativa pelo impacto que trará para o negócio e possivelmente na organização, reverter o mau desempenho e construir o crescimento. Infelizmente, até 80% das empresas não conseguem implementar seu plano estratégico! Mais importante do que tentar elaborar sobre o futuro imprevisível, seria equipar a organização com uma inteligência coletiva e meios para sistematicamente aprender a gerar mais valor no negócio. A estratégia não precisa ser uma reflexão existencial, mas mais uma reflexão sobre o caminho à medida que você vai

#estratégia